PUBLICIDADE

Mundo

Boris Johnson diz que comentários que fez sobre embaixador nos EUA influenciaram renúncia

12 jul 2019 - 18h52
Compartilhar
Exibir comentários

Boris Johnson, favorito para se tornar o próximo primeiro-ministro britânico, negou ser o responsável pela renúncia do embaixador do Reino Unido para Washington, mas admitiu que seus comentários influenciaram na saída repentina de um dos principais diplomatas do país. 

Boris Johnson participa de evento em Cheltenham 12/7/2019 REUTERS/Peter Nicholls
Boris Johnson participa de evento em Cheltenham 12/7/2019 REUTERS/Peter Nicholls
Foto: Reuters

O ex-prefeito de Londres tem sido criticado por parlamentares de seu próprio partido e pela oposição porque não defendeu Kim Darroch após Donald Trump ter atacado o enviado pelo vazamento de comentários que descreviam o governo dos Estados Unidos como inepto. 

Darroch renunciou após dias de críticas ferozes do presidente dos Estados Unidos no Twitter. Uma fonte diplomática disse à Reuters que a falta de apoio de Johnson durante um debate na tevê com seu rival para o cargo de primeiro-ministro, o atual ministro de Relações Exteriores Jeremy Hunt, teria sido um fator para a renúncia. 

Johnson disse que Darroch não assistiu ao debate, mas que havia ouvido um relato impreciso sobre o que foi dito. Ele afirmou que não defendeu mais o embaixador porque ele não acreditava que funcionários do governo deveriam ser arrastados em disputas políticas. 

"(Darroch) disse que o que alguém havia dito a ele certamente teria sido um fator na renúncia", afirmou Johnson em uma entrevista ao canal de televisão BBC. "Eu acho que, infelizmente, o que eu disse no debate, foi mal representado a Kim." 

Johnson se recusou a apoiar diretamente Darroch durante o debate na tevê na terça-feira, o que provocou críticas de colegas do Partido Conservador por ter jogado o embaixador "embaixo de um ônibus" para melhorar seus laços com Trump. 

Em um certo ponto, ele cutucou Hunt, perguntando quanto tempo ele manteria Darroch no cargo depois de prometer mantê-lo. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade