PUBLICIDADE

Mundo

Bolsonaro diz que não irá à posse de Fernández na Argentina

Presidente brasileiro volta a afirmar que apoiava Mauricio Macri, mas nega qualquer tipo de retaliação ao novo governo do país vizinho

1 nov 2019 - 11h06
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), disse nesta sexta-feira, 1º, que não irá à posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, em 10 de dezembro.

"Não vou", afirmou na saída do Palácio da Alvorada. Bolsonaro disse que torceu pela reeleição de Mauricio Macri, mas não fará qualquer retaliação ao novo presidente.

Alberto Fernández comemora resultado de eleições na Argentina
27/10/2019
REUTERS/Ricardo Moraes
Alberto Fernández comemora resultado de eleições na Argentina 27/10/2019 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

"Olha a Argentina na situação complicada em que se encontra. Nosso irmão do sul. Peço a Deus que de tudo certo lá. Torci pelo outro, né. Já que (Fernández) ganhou vamos em frente. Não tem qualquer retaliação da minha parte", disse o presidente.

Bolsonaro afirmou ainda esperar que Fernández mantenha relação com o Brasil semelhante a de Macri. "Espero que eles continuem fazendo uma política conosco semelhante ao que o Macri fez até momento."

A Argentina elegeu para a Casa Rosada, no último domingo, o peronista Alberto Fernández, cuja vice-presidente será Cristina Kirchner. Aliado de Bolsonaro, Macri foi derrotado no primeiro turno. O presidente brasileiro já havia lamentado o resultado e dito que não cumprimentaria a chapa vencedora.

Bolsonaro também ficou incomodado com uma imagem publicada por Fernández, horas antes do resultado, em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde o ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato.

"O primeiro ato do Fernández foi 'Lula livre', dizendo que está preso injustamente. Já disse a que veio", declarou Bolsonaro.

Veja também:

Eleição na Argentina:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade