PUBLICIDADE

Mundo

Bolsonaro confunde nome de Salvini: "Teve lá o Salvati"

Presidente também errou antigo cargo do senador da Liga

4 nov 2021 - 08h02
(atualizado às 08h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro demonstrou nesta quarta-feira (3) pouco conhecimento sobre o senador de extrema direita Matteo Salvini, único político de alto escalão na Itália que aceitou participar de um compromisso a seu lado fora do âmbito do G20.

Jair Bolsonaro e Matteo Salvini durante evento em Pistoia
Jair Bolsonaro e Matteo Salvini durante evento em Pistoia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em conversa com apoiadores em Brasília, Bolsonaro errou tanto o nome quanto o antigo cargo de Salvini, embora ambos já tenham trocado diversos afagos pelas redes sociais.

"Também teve lá o Salvati, acho que foi primeiro-ministro da Itália e é senador agora, tava lá", disse o presidente a respeito do encontro entre os dois em um monumento de Pistoia, na Toscana, que homenageia soldados brasileiros caídos na Segunda Guerra Mundial.

Salvini, na verdade, foi vice-premiê e ministro do Interior na Itália entre 2018 e 2019, mas nunca ocupou o cargo de chefe de governo.

O secretário da Liga foi o político mais popular do país durante aqueles anos, especialmente por causa da deriva antimigrantes promovida por sua gestão no Ministério do Interior, mas hoje perdeu espaço para outro partido de extrema direita, o Irmãos da Itália (FdI), da deputada Giorgia Meloni.

A decisão de Salvini de emprestar sua imagem a Bolsonaro foi alvo de críticas e o fez se desculpar com o Brasil após o evento em Pistoia. "Honrar os mortos não deveria suscitar polêmicas, e peço desculpas por isso ao Brasil", escreveu o senador no Twitter em 2 de novembro.   

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade