Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aviões da Otan interceptam caças russos perto da Letônia

Ação acontece na esteira de incursões no flanco leste da aliança

25 set 2025 - 11h52
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Aviões húngaros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) decolaram de uma base na Lituânia nesta quinta-feira (25) para interceptar cinco caças russos perto do espaço aéreo da Letônia.

Caças da Rússia fazem demonstração perto de Moscou, em foto de arquivo
Caças da Rússia fazem demonstração perto de Moscou, em foto de arquivo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pelo comando aéreo da aliança militar, na esteira de uma incursão de aviões militares da Rússia nos céus da Estônia e de atividades de drones atribuídos a Moscou na Polônia e na Romênia, que fazem fronteira com a Ucrânia.

"Dois caças Gripen húngaros do Policiamento Aéreo da Otan no Báltico decolaram hoje da base de Siauliai, na Lituânia, em resposta a um SU-30, um SU-35 e três MIG-31 russos que voavam perto do espaço aéreo letão, demonstrando o compromisso da aliança em proteger os Países Bálticos e o flanco oriental", diz uma nota da organização euro-atlântica.

Na semana passada, a Otan já havia acusado a Rússia de invadir o espaço aéreo da Estônia com três aviões de combate durante cerca de 12 minutos, até a intervenção de caças italianos F-35. Dias antes, a Polônia tinha derrubado drones russos em seu espaço aéreo, e a Romênia havia relatado uma incursão de aeronaves não tripuladas em seu território, na fronteira com a Ucrânia.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade