Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ataque russo a instalações de produção de gás da Ucrânia deixa 5 mortos, dizem autoridades

5 mai 2026 - 09h23
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque ‌russo com mísseis e drones contra a infraestrutura de energia da Ucrânia matou cinco pessoas durante a noite, disseram autoridades nesta terça-feira, enquanto o presidente Volodymyr Zelenskiy criticou a oferta de cessar-fogo de Moscou como cínica ⁠em meio a ataques contínuos.

Serhiy Koretskyi, presidente-executivo da empresa ‌estatal de energia da Ucrânia, Naftogaz, disse que as forças russas atacaram instalações de produção de gás ‌nas regiões de Poltava e ‌Kharkiv. Três funcionários da Naftogaz e dois socorristas ⁠do serviço de emergência foram mortos, enquanto 37 pessoas ficaram feridas, segundo ele.

Zelenskiy condenou os ataques depois que o presidente russo, Vladimir Putin, propôs na segunda-feira um breve cessar-fogo.

"É um cinismo total pedir um cessar-fogo para ‌realizar celebrações de propaganda enquanto realiza esses ataques com ‌mísseis e drones ⁠todos os ⁠dias que antecedem o cessar-fogo", disse Zelenskiy.

Putin declarou um cessar-fogo de ⁠dois dias em ‌8 e 9 de ‌maio, para coincidir com os eventos que marcam o aniversário da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Zelenskiy rebateu propondo ⁠sua própria pausa nos combates, começando na noite de 5 para 6 de maio, sem especificar um prazo, e disse que a Ucrânia vai "agir simetricamente a partir do momento especificado". ‌Ele tem dito repetidamente que a Ucrânia precisa de um cessar-fogo de longo prazo.

Os moradores de Kiev estavam ⁠céticos na terça-feira quanto à possibilidade de a oferta de Putin levar a uma interrupção dos ataques.

"Haverá uma provocação da Rússia. Eles tentarão fazer com que pareça que os ucranianos fizeram alguma coisa", disse Vira Kolesnyk, de 65 anos, à Reuters.

"Putin nunca mantém sua palavra e não a manterá agora", acrescentou ela.

Zelenskiy disse que as forças russas também atingiram infraestruturas críticas na região de Dnipropetrovsk, ferindo três pessoas e deixando milhares de famílias sem eletricidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra