PUBLICIDADE

Mundo

Ataque em hotel na capital da Somália deixa ao menos 4 mortos

Terroristas do Al-Shabaab seguem em parte de estabelecimento

28 nov 2022 - 12h04
(atualizado às 12h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos quatro pessoas morreram em um novo ataque a um hotel de Mogadíscio, capital da Somália, iniciado neste domingo (27), informam as autoridades locais após mais de 24 horas de ação terrorista.

Hotel Villa Rosa foi alvo de ataque de terroristas do Al-Shabaab em Mogadíscio, na Somália
Hotel Villa Rosa foi alvo de ataque de terroristas do Al-Shabaab em Mogadíscio, na Somália
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

O atentado foi cometido pelos terroristas do Al-Shabaab e membros do grupo ainda trocam tiros com os agentes de segurança que atuam no local.

"Os terroristas armados estão presos em um quarto do edifício e as forças de segurança estão para terminar com o atentado rapidamente. Até agora, posso confirmar a morte de quatro pessoas", disse um dos representantes da segurança, Mohamed Dahir, à mídia local.

Dahir ainda informou que "há várias pessoas feridas, incluindo funcionários do governo" e que testemunhas relatam que duas explosões deram início à ação dos terroristas.

Os hotéis em Mogadíscio, muito usados por diplomatas, funcionários do governo somali e empresários estrangeiros, são alvos frequentes de atentados cometidos pelos terroristas do Al-Shabaab.

Dessa vez, a ação ocorre no hotel Villa Rosa, que fica próximo ao palácio presidencial da Somália, e que em sua propaganda dizia ser o "mais seguro" dos estabelecimentos por ter um grande detector de metal na entrada e muros altos.

Conforme a mídia do país, muitos dos servidores públicos que estavam no local fugiram pulando janelas e, entre essas pessoas, estava o ministro da Pesca, Abdillahi Bidhan Warsame, e um senador chamado Dunia Mohamed.

No último atentado de grandes proporções do tipo, ocorrido em agosto, 21 pessoas morreram em um ataque que durou mais de 30 horas.

O Al-Shabaab, afiliado aos extremistas da Al-Qaeda, quer tentar tomar o poder na Somália há cerca de 15 anos e a ação ocorre em meio a uma "guerra total" de três meses anunciada pelo presidente do país, Hassan Sheikh Mohamud, eleito em maio, contra os terroristas.

Itália condena 

A Itália condenou mais uma ação terrorista no país por meio de suas redes sociais.

"A Itália condena fortemente o atentado terrorista no hotel Villa Rosa, em Mogadíscio. Plena solidariedade ao governo, às instituições e ao povo somali e nosso apoio na luta contra o Al-Shabaab", diz a mensagem publicada pela Embaixada ada Itália na Somália. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade