Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ataque e defesa convencem, e Brasil vence Senegal pela primeira vez

No penúltimo amistoso de 2025, a seleção brasileira teve boa atuação, venceu e convenceu, fazendo 2 a 0 em Senegal, neste sábado (15), no estádio Emirates, em Londres. Estevão e Casemiro marcaram os gols da partida. Essa foi a primeira vitória do Brasil contra a equipe africana na história, em três jogos disputados, depois de um empate em 2019 e uma derrota em 2023.

17 nov 2025 - 16h21
(atualizado em 17/11/2025 às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Tiago Leme, de Londres, para a RFI

O meio-campista do Senegal, camisa 5, Idrissa Gana Gueye, disputa a bola com o meio-campista do Brasil, camisa 7, Vinicius Jr, durante a partida amistosa internacional entre Brasil e Senegal no Emirates Stadium, em Londres, em 15 de novembro de 2025.
O meio-campista do Senegal, camisa 5, Idrissa Gana Gueye, disputa a bola com o meio-campista do Brasil, camisa 7, Vinicius Jr, durante a partida amistosa internacional entre Brasil e Senegal no Emirates Stadium, em Londres, em 15 de novembro de 2025.
Foto: AFP - IAN KINGTON / RFI

Escalado mais uma vez com quatro atacantes, o setor ofensivo brilhou e criou boas oportunidades de gol. Já a defesa, principal ponto de atenção do técnico Carlo Ancelotti, se mostrou sólida diante de um adversário perigoso, de qualidade. O jogo foi um bom teste na preparação para a Copa do Mundo de 2026.

Com o estádio do Arsenal lotado, todos os 58.657 ingressos foram vendidos, e as torcidas brasileira e senegalesa fizeram uma bonita festa.

O jogo teve um ritmo bastante intenso desde o início, com as duas equipes buscando o ataque. A seleção brasileira teve boas chances em finalizações de Vinícius Júnior e Rodrygo, defendidas pelo goleiro Mendy, e em duas bolas na trave de Matheus Cunha, um chute e uma cabeçada.

Aos 27 minutos do primeiro tempo saiu o primeiro gol. Bruno Guimarães tentou o passe pelo meio, a bola desviou na defesa e sobrou na direita para Estevão, que finalizou de primeira para as redes.

Aos 35 minutos, o Brasil conseguiu ampliar o placar. Rodrygo cobrou falta, Casemiro apareceu na pequena área, por trás da marcação, e chutou para fazer 2 a 0.

Duelo com muitas disputas de bola

Em um duelo com muitas disputas de bola, antes do intervalo ainda houve desentendimentos entre os jogadores dos dois times e troca de empurrões, mas depois os ânimos se acalmaram.

Na segunda etapa, logo no começo, Senegal teve a chance de descontar em um erro na saída de bola do goleiro Ederson, mas Ndiaye acertou a trave. O Brasil seguiu criando, teve boas jogadas de velocidade, Rodrygo e Vinícius chegaram perto, mas o terceiro gol não saiu. Ancelotti fez algumas substituições para testar atletas, e colocou em campo João Pedro, Wesley (entrou no lugar de Gabriel Magalhães, que saiu com um incômodo no músculo da coxa), Caio Henrique e Fabrício Bruno.

No fim, a vitória brasileira se mostrou justa diante de um adversário da África, também já classificado para a Copa de 2026. Depois da partida, o técnico Carlo Ancelotti analisou o desempenho do time e aprovou a atuação do Brasil.

"Foi um jogo muito bonito. Com sacrifício e concentração a nível defensivo. Gostei do trabalho feito, do sacrifício, dessa ideia do jogo que queríamos fazer bem, com qualidade, concentrado defensivamente. Todos os jogadores trabalharam muito bem. Muita pressão na primeira parte, controle na segunda parte, porque não precisamos da pressão muito alta como na primeira parte. A qualidade dos jogadores na frente fez a diferença", disse o treinador italiano.

Já o volante Casemiro, capitão da seleção, destacou a evolução da equipe, a sete meses da Copa.

"Foi um primeiro tempo muito bom, quase perfeito. Primeiro tempo perfeito. No segundo tempo já controlamos mais o jogo, queríamos sair no contra-ataque. Era importante ganhar. A gente sabe que confiança não se conquista de um dia para o outro. A evolução está acontecendo, mas sabemos que o importante é lá na Copa do Mundo. É manter o foco para chegar bem na Copa", disse o jogador do Manchester United.

O Brasil volta a jogar na terça-feira, contra a Tunísia, em Lille, na França, no último amistoso de 2025, e a comissão técnica deve fazer mais alguns testes na equipe.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade