Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ataque a igreja na Síria deixa ao menos 30 mortos, diz ONG

Mais de 60 ficaram feridas após explosão de homem-bomba

23 jun 2025 - 14h50
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um atentado suicida dentro de uma igreja lotada de fiéis em Damasco, capital da Síria, durante uma celebração no último domingo (22), deixou dezenas de mortos e feridos.

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Observatório Nacional de Direitos Humanos na Síria, organização de monitoramento da guerra com sede no Reino Unido, o atentado provocou 30 vítimas e 60 feridos.

A explosão de um homem-bomba em Dweil'a, nos arredores de Damasco, ocorreu no momento em que fiéis rezavam dentro da Igreja Mar Elias.

Ainda de acordo com a ONG, 27 corpos já foram identificados, enquanto os restos mortais de três pessoas permanecem sem nome.

A imprensa local relata ainda que há crianças entre os atingidos.

Após o ataque suicida, o primeiro desde a queda do ditador Bashar al-Assad em dezembro passado, o governo sírio atribuiu o ataque ao grupo Estado Islâmico. As autoridades sírias relataram que o agressor usava cinto de explosivos e era um afiliado dos jihadistas.

O presidente da França, Emmanuel Macron, condenou a ofensiva "com a máxima firmeza" e expressou sua solidariedade ao povo sírio.

O ataque suicida ocorre no momento em que o novo governo tenta obter o apoio de minorias religiosas e de outros setores. Há alguns dias, inclusive, anunciou um aumento de 200% nos salários e pensões do setor público, numa tentativa de enfrentar a grave crise econômica após o recente alívio das sanções internacionais. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade