PUBLICIDADE

Ásia

Vietnamita ateia fogo no corpo em protesto contra China

Mulher de 67 anos se imolou em frente ao Palácio da Reunificação

23 mai 2014 - 13h01
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vídeo com a imolação foi postado no YouTube; pessoas observam enquanto mulher ateia fogo em próprio corpo para protestar contra a China</p>
Vídeo com a imolação foi postado no YouTube; pessoas observam enquanto mulher ateia fogo em próprio corpo para protestar contra a China
Foto: Youtube / Reprodução

Uma vietnamita morreu nesta sexta-feira ao imolar-se com fogo num ato de protesto contra a presença de uma plataforma petroleira chinesa em águas disputadas do Mar da China Meridional, informou a imprensa oficial.

A mulher de 67 anos, identificada como Li Thi Tuyet Mai, se imolou em frente ao Palácio da Reunificação da Cidade de Ho Chi Minh, maior cidade e principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Vietnã. Os guardas de segurança tentaram apagar o fogo, mas ela acabou falecendo.

A polícia encontrou junto ao corpo uma lata de gasolina e uma carta em que a ativista protestava contra a plataforma. O vídeo com a imolação foi postado no YouTube.

Vietnã e China disputam há tempos os arquipélagos das ilhas Paracelso e Spratleys, cujos fundos aquáticos seriam ricos em petróleo, além de constituíram importantes vias marítimas internacionais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade