PUBLICIDADE

Ásia

Líderes estudantis fazem greve de fome em Hong Kong

Wong e duas jovens do movimento, Lo Yin-wai e Wong Tsz-yuet, disseram que pretendem pressionar o governo

1 dez 2014 - 15h00
(atualizado às 15h55)
Compartilhar
<p>"Hoje nós estamos prontos a pagar o preço, estamos prontos para assumir a responsabilidade", escreveram os estudantes no Facebook. na foto, Joshua Wong.</p>
"Hoje nós estamos prontos a pagar o preço, estamos prontos para assumir a responsabilidade", escreveram os estudantes no Facebook. na foto, Joshua Wong.
Foto: Tyrone Siu / Reuters

Joshua Wong, um dos líderes estudantis do movimento pró-democracia de Hong Kong, e duas outras colegas anunciaram nesta segunda-feira que estão iniciando imediatamente uma greve de fome.

"Nestes tempos difíceis, há um dever. Hoje nós estamos prontos a pagar o preço, estamos prontos para assumir a responsabilidade", escreveram os estudantes no Facebook, depois de anunciar a greve de fome aos manifestantes reunidos em Admiralty, o principal local ocupado pelos manifestantes.

Wong e duas jovens do movimento, Lo Yin-wai e Wong Tsz-yuet, disseram que pretendem pressionar o governo de Hong Kong a atender suas demandas para a realização de eleições livres em 2017 no território sob o domínio chinês.

"Iremos recuperar o nosso futuro", escreveram os três que, de acordo com um canal de televisão local, se contentarão em ingerir apenas água ao longo da sua greve de fome.

O trio convida as autoridades de Hong Kong a reiniciar as negociações entre os estudantes e as autoridades locais, paralisadas atualmente, e pede que a China reconsidere a sua decisão de reservar um comitê de grandes eleitores e pré-selecionar os candidatos, condições inaceitáveis para aqueles que lutam pela democracia.

A situação permanece tensa nesta segunda-feira em Hong Kong depois de uma noite de confrontos, com a polícia repelindo à força os ativistas pró-democracia que tentavam cercar a sede do poder.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade