PUBLICIDADE

Ásia

Indonésia adia execução de condenados por tráfico de droga

Brasileiro está entre os condenados, que serão executados após o Congresso Ásia-África, no fim do mês

9 abr 2015 - 06h12
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Myuran Sukumaran e Andrew Chan esperando audiência em Bali, em foto de arquivo</p>
Myuran Sukumaran e Andrew Chan esperando audiência em Bali, em foto de arquivo
Foto: Nyoman Budhiana / Reuters

A Procuradoria indonésia anunciou nesta quinta-feira que a próxima execução de vários condenados à morte por tráfico de droga, incluindo a de um brasileiro, vai ser adiada para depois do Congresso Ásia-África, previsto para o fim do mês.

“A realização do Congresso Ásia-África é a principal razão para a suspensão”, disse o porta-voz da Procuradoria, Tonny T. Spontana. Ele havia informado inicialmente que a execução ocorreria em abril, informa o jornal The Jakarta Post.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O cidadão brasileiro Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf e condenado no ano seguinte, em 2005, está entre os 11 presos que aguardam execução.

Mais um brasileiro pode ser executado na Indonésia:

As autoridades não querem fazer as execuções enquanto estiverem na Indonésia os líderes africanos e asiáticos que vão participar do congresso e comemorar o 60º aniversário da Conferência de Bandung, entre 18 e 24 de abril.

Apesar dos pedidos de clemência por parte dos países de origem dos condenados, como a Austrália, o Brasil e a França, o presidente indonésio, Joko Widodo, reiterou a firmeza do seu governo contra o tráfico de droga e rejeitou todos os apelos.

Em janeiro, a Indonésia executou seis traficantes, incluindo o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, o que causou uma crise diplomática com o Brasil.

A Indonésia, que retomou as execuções em 2013 depois de cinco anos de moratória, tem 133 prisioneiros aguardando execução, dos quais 57 condenados por tráfico de droga, dois por terrorismo e 74 por outros crimes.

Apedrejado ou pisoteado por elefantes. Veja 10 tipos de pena de morte Apedrejado ou pisoteado por elefantes. Veja 10 tipos de pena de morte

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade