PUBLICIDADE

Ásia

Fezes humanas "acumuladas" causam poluição no Everest

O governo do Nepal ainda não criou um plano para abordar a questão dos resíduos humanos

4 mar 2015 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários
Centenas de estrangeiros participam da estação de esqui no Nepal, que retorna este ano depois de 16 guias serem mortos em um avalanche em abril do ano passado
Centenas de estrangeiros participam da estação de esqui no Nepal, que retorna este ano depois de 16 guias serem mortos em um avalanche em abril do ano passado
Foto: Tim Chong / Reuters

Esquiadores de todo o mundo vão ao Nepal para escalar o maior pico do mundo, o Monte Everest, por algumas vezes ao ano, especialmente entre os meses de março e maio. A milhares de quilômetros de altura, as pessoas precisam fazer necessidades fisiológicas na neve, já que não existem banheiros disponíveis. Porém, muitas pessoas acabam abandonando a sujeira – e isso acabou se tornando problema para os organizadores da estação de esqui no local. As informações são do Huffington Post.

Centenas de estrangeiros participam da estação de esqui no Nepal, que retorna este ano depois de 16 guias serem mortos em um avalanche em abril do ano passado. Mas, os organizadores se preocupam com a poluição presente no pico. “Alpinistas geralmente cavam buracos na neve para uso higiênico e deixam os dejetos lá”, disse o chefe da associação de alpinismo do Nepal, Ang Tshering. Ele ainda acrescentou que os resíduos “foram acumulando durante anos em torno dos quatro campos”.

Indiana de 13 anos é a garota mais jovem a escalar o Everest:

No acampamento base, onde há mais carregadores, cozinheiros e pessoal de apoio durante a temporada de escalada, há barracas de higiene com tambores para armazenar os resíduos. Uma vez preenchido, os tambores são transportados para uma área mais baixa, onde os resíduos são devidamente eliminados. Porém, nas alturas, apenas alguns atletas levam bolsas descartáveis. Assim, a poluição por fezes tornou-se um problema sanitário que deve ser resolvido logo.

O governo do Nepal ainda não criou um plano para abordar a questão dos resíduos humanos. Mas, a partir desta temporada, os oficiais na base do acampamento controlarão estritamente o lixo na montanha, disse o chefe do Departamento de Montanhismo do governo, Puspa Raj Katuwal.

O governo impôs novas regras no ano passado, exigindo que cada alpinista derrube até 8 kg (18 libras) de lixo. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade