PUBLICIDADE

Ásia

Alpinista teria usado helicóptero para escalar o Everest

Nepal está investigando o caso, que seria uma violação moral da tradição de escalar pico mais alto do mundo

27 mai 2014 - 14h56
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A chinesa Wang Jing, de 40 anos, completou a subida ao Everest na &uacute;ltima sexta-feira e&nbsp;negou ter usado helic&oacute;ptero para chegar ao topo</p>
A chinesa Wang Jing, de 40 anos, completou a subida ao Everest na última sexta-feira e negou ter usado helicóptero para chegar ao topo
Foto: Twitter

O Nepal disse nesta terça-feira que está investigando se uma chinesa, única alpinista desta temporada do Monte Everest pelo lado nepalês, usou um helicóptero para chegar ao acampamento base depois de uma avalanche com vítimas no mês passado que atingiu parte do percurso.

O uso de um helicóptero constitui uma violação moral grave da tradição de escalar o pico mais alto do mundo. Mas Wang Jing, de 40 anos, que completou a subida na última sexta-feira, negou ter usado a aeronave para subir a montanha.

A avalanche de 18 de abril matou 16 guias nepaleses que estavam fixando cordas e transportando suprimentos para seus clientes estrangeiros escalarem o pico 8.850 metros. Os guias depois se recusaram a acompanhar os alpinistas estrangeiros por respeito a seus colegas mortos e centenas tiveram de abandonar as suas expedições.

Wang completou a escalada com cinco guias xerpas, contratados de modo privado, e se tornou a primeira a subir pela rota sudeste após o acidente com mais vítimas fatais na história da montanha.

Autoridades disseram que estavam investigando relatos de que Wang usou o helicóptero para sobrevoar a rota danificado pela avalanche até o Acampamento II, a 6.400 metros.

"Nós pedimos informações à empresa de helicóptero se eles levaram Wang para o Acampamento II, como relatado", disse Madhusudan Burlakoti, um funcionário do Ministério do Turismo.

O Nepal normalmente permite helicópteros acima do acampamento base do Everest, localizado a cerca de 5.400 metros, para resgatar alpinistas em perigo.

Burlakoti disse que Wang, que voltou do cume no fim de semana, nega ter usado helicóptero, mas reconheceu que seu cozinheiro e carregador foram transportados pela aeronave. Wang não foi encontrada para comentar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade