PUBLICIDADE

Ásia

Cumprimento de Bill Gates com presidente causa polêmica na C. do Sul

23 abr 2013 - 02h18
(atualizado às 02h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Cumprimento de Gates com uma mão no bolso causou polêmica na Coreia do Sul
Cumprimento de Gates com uma mão no bolso causou polêmica na Coreia do Sul
Foto: EFE

O estilo casual do bilionário e cofundador da Microsoft, Bill Gates, ao cumprimentar nessa segunda-feira a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, causou polêmica no país asiático. Nesta terça, a mídia sul-coreana reproduziu o cumprimento do americano, com uma das mãos no bolso, e questionou se a saudação não foi desrespeitosa.

A foto do cumprimento foi publicada na primeira página de todos os jornais de circulação nacional, de acordo com a agência AFP. Em alguns deles, a imagem da mão no bolso foi ocultada, mas a maioria preferiu destacar o gesto.

“Diferença cultural ou ato de desrespeito?”, escreveu o JoongAng Ilbo. “Aperto de mão desrespeitoso? Aperto de mão casual?”, foi o que questionou o Dong-A Ilbo.

País com alta sensibilidade de hierarquia, regras de etiqueta têm bastante importância na Coreia do Sul, onde alguns atos aparentemente simples podem atingir o orgulho nacional. Apesar de o governo ter se negado a comentar sobre o assunto, a questão foi amplamente discutida nas redes sociais.

Alguns portais publicaram montagens de Bill Gates cumprimentando outros líderes mundiais, e o gesto foi repetido algumas vezes, inclusive com o antecessor de Park, Lee Myung-Bak, em um encontro de 2008. Seis anos antes, no entanto, o americano cumprimentou o então presidente Kim Dae-Jung com as duas mãos.

Um amigo de Gates, citado pelo jornal Dong-A Ilbo, diz que o cofundador da Microsoft é um homem casual, que não se vê obrigado a seguir protocolos, e por isso cumprimenta pessoas dessa maneira, mesmo quando se trata de chefes de organizações internacionais ou figuras políticas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade