PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte ameaça cancelar reunião entre Kim e Trump

Motivo é exercício militar conjunto de EUA e Coreia do Sul

15 mai 2018 - 16h20
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Coreia do Norte ameaça cancelar reunião entre Kim e Trump
Coreia do Norte ameaça cancelar reunião entre Kim e Trump
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A Coreia do Norte ameaçou nesta terça-feira (15) cancelar a cúpula entre Kim Jong-un e Donald Trump, por causa dos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

Além disso, Pyongyang desmarcou a reunião de alto nível que teria com Seul nesta quarta (16). Segundo a agência oficial KCNA, os exercícios em curso das forças aéreas norte-americanas e sul-coreanas são um "ensaio" para "invadir o Norte" e uma "provocação".

De acordo com a agência Yonhap, de Seul, a manobra militar, iniciada em 11 de maio e com previsão de durar duas semanas, envolve 100 aviões de guerra.

O encontro desta quarta ocorreria em Panmunjom, na zona desmilitarizada da Península da Coreia, e daria sequência à histórica cúpula de 27 de abril entre Kim e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

A reunião do líder da Coreia do Norte com Trump está marcada para 12 de junho, em Singapura, no que seria a primeira cúpula na história entre governantes dos dois países. Nas últimas semanas, Pyongyang vem dando sinais de abertura ao diálogo, como a libertação de prisioneiros norte-americanos e a desativação de uma central de testes nucleares, iniciada nesta terça.

A reaproximação com o Sul começou nos primeiros dias de 2018, após um ano de tensão e trocas de ameaças entre Kim e Trump. 

Veja também:

Sósias de Kim Jong Un e Trump surpreendem juntos na China:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade