PUBLICIDADE

Ásia

China diz que veículo lunar funciona, mas está enfraquecido

Rodas do veículo e o painel solar projetado para aquecê-lo durante as congelantes noites lunares já não funcionam mais, diz o vice-chefe do programa lunar chinês

28 mai 2014 - 16h20
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem mostra a sonda "Coelho de Jade", Yutu, no solo lunar</p>
Imagem mostra a sonda "Coelho de Jade", Yutu, no solo lunar
Foto: Reuters

O veículo lunar chinês Yutu ("Coelho de Jade") está ligado e funciona, disse a mídia estatal da China nesta quarta-feira, mas problemas técnicos e as noites extremamente frias na lua têm "enfraquecido consideravelmente" sua capacidade operacional.

O Yutu, nomeado em homenagem a uma tradicional deusa da lua na mitologia chinesa, pousou na superfície lunar em dezembro, causando grande comoção nacional. O veículo, que começou a apresentar "anormalidades de controle mecânico" no fim de janeiro, está em missão para conduzir pesquisas geológicas e busca de recursos naturais.

O veículo lunar ainda é capaz de enviar dados de volta à Terra, usando para isso a sonda Chang'e 3 com a qual pousou, disse Li Bengzheng, vice-chefe do programa lunar chinês, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

Mas as rodas do veículo e o painel solar projetado para aquecê-lo durante as congelantes noites lunares já não funcionam mais, disse Li. A funcionalidade do equipamento decai progressivamente "a cada noite lunar", disse Li.

A China tem avançado em seu programa espacial com propósitos militares, comerciais e científicos, mas ainda corre atrás para alcançar as potências espaciais, os Estados Unidos e a Rússia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade