Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Argentina, Brasil e Paraguai advertem Uruguai sobre acordo comercial separado do Mercosul

30 nov 2022 - 17h26
Compartilhar
Exibir comentários

Argentina, Brasil e Paraguai anunciaram nesta quarta-feira que podem tomar as "medidas que julgarem necessárias" contra o Uruguai, o outro membro restante do bloco econômico Mercosul, que negocia sua adesão ao Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês).

O Uruguai, uma das menores economias da América Latina, há anos pretende concretizar acordos comerciais particulares, que seu governo considera mais benéficos do que o Mercosul, praticamente estagnado há décadas.

"Diante das medidas do governo uruguaio em relação às negociações individuais de acordos comerciais com dimensões tarifárias... os três países se reservam o direito de adotar as medidas que julgarem necessárias para defender seus interesses nos âmbitos jurídico e comercial", indicaram em nota os representantes da Argentina, Brasil e Paraguai.

O TPP é um pacto comercial entre Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã, depois que os Estados Unidos anunciaram sua retirada definitiva do tratado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade