PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz ter confiança na inteligência dos EUA

Parlamentares de ambos partidos criticaram os comentários de Trump, dizendo que o presidente norte-americano se mostrou fraco perante Putin.

16 jul 2018 - 18h49
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrentando diversas críticas por seus comentários durante entrevista coletiva em Helsinki com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, insistiu em publicação no Twitter nesta segunda-feira que possui "GRANDE confiança nas pessoas da MINHA inteligência".

Presidente dos EUA, Donald Trump, após entrevista coletiva com presidente da Rússia, Vladimir Putin
16/07/2018 REUTERS/Grigory Dukor
Presidente dos EUA, Donald Trump, após entrevista coletiva com presidente da Rússia, Vladimir Putin 16/07/2018 REUTERS/Grigory Dukor
Foto: Reuters

Parlamentares norte-americanos condenaram Trump sem rodeios por seus comentários em uma entrevista coletiva com Putin, na qual lançou dúvidas sobre descobertas de suas próprias agências de inteligência de que a Rússia interferiu na eleição presidencial norte-americana de 2016.

"Como eu disse hoje e muitas vezes anteriormente, 'eu tenho GRANDE confiança nas pessoas da MINHA inteligência'", disse Trump no Twitter.

"No entanto, eu também reconheço que para construir um futuro mais brilhante, nós não podemos focar exclusivamente no passado - como as duas maiores potências nucleares do mundo, devemos nos dar bem!"

Durante a entrevista coletiva, Trump lançou dúvidas sobre descobertas de agências norte-americanas de inteligência e se recusou a culpar Putin por envolvimento na eleição de 2016.

"Eu direi a vocês que o presidente Putin foi extremamente forte e veemente em sua negativa hoje", disse Trump a repórteres.

Parlamentares de ambos partidos criticaram os comentários de Trump, com democratas e republicanos dizendo que o presidente norte-americano se mostrou fraco perante Putin.

O diretor da Inteligência Nacional, Dan Coats, que foi nomeado por Trump, reiterou em comunicado que a comunidade da inteligência foi clara em avaliações sobre envolvimento russo em 2016 e tentativas contínuas e difundidas de Moscou de subverter a democracia nos EUA.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade