PUBLICIDADE

Mundo

Trump e Putin falam sobre cooperação, eleições e Síria

Presidentes dos EUA e Rússia se encontraram em cúpula em Helsinque, na Finlândia, e debatem sobre laços entre os dois países

16 jul 2018 - 13h48
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, em uma muito aguardada cúpula ofuscada por Trump culpando a "tolice e estupidez" de seu próprio país pelos laços hostis entre Washington e Moscou.

Abaixo, seguem destaques de comentários feitos por Trump e Putin em coletiva de imprensa após sua reunião na capital da Finlândia, Helsinque.

Presidentes dos EUA, Donaldt Trump, acena a jornalistas, ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após entrevista coletiva, em Helsinque
16/07/2018
REUTERS/Leonhard Foeger
Presidentes dos EUA, Donaldt Trump, acena a jornalistas, ao lado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, após entrevista coletiva, em Helsinque 16/07/2018 REUTERS/Leonhard Foeger
Foto: Reuters

Comentários de Trump:

"Diplomacia e envolvimento são preferíveis a conflito e hostilidade... Não é apenas bom para os Estados Unidos e para a Rússia, mas bom para o mundo."

"Eu não irei tomar decisões sobre política externa para agradar a mídia ou os democratas que não querem fazer nada se não resistir e obstruir. Eu prefiro tomar riscos políticos em busca da paz, do que arriscar a paz em busca de políticos."

"Farei o que for melhor para o povo americano."

"Eu abordei diretamente (a questão da) interferência russa em nossas eleições. Nós gastamos um bom tempo falando sobre isso. Ele considera essa questão muito importante e tem uma ideia interessante."

"Nossos conselhos nacionais de segurança irão se encontrar para acompanhar tudo (que discutimos) hoje. Nós demos os primeiros passos em direção a um futuro mais positivo, fundamentado em cooperação e paz."

Comentários de Putin:

"As negociações com Trump aconteceram em uma atmosfera aberta e construtiva, eu acho que foram bem-sucedidas e úteis."

"É óbvio para todos que as relações internacionais têm vivido um período difícil... A Guerra Fria acabou há muito tempo, a situação no mundo mudou drasticamente. A Rússia e os Estados Unidos estão, agora, enfrentando desafios totalmente diferentes."

"No que diz respeito à Síria, a tarefa de estabelecer a paz e a reconciliação neste país poderia ser o primeiro exemplo de sucesso de trabalho conjunto."

"(Trump) tocou no tema da chama interferência da Rússia (na eleição de 2016 dos Estados Unidos). Tive que repetir o que disse antes, que o Estado russo nunca interferiu e não tem nenhuma intenção de interferir."

Veja também:

Em alta, presidente da Rússia vira capa de celular:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade