Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Após 10 dias, termina missão empresarial italiana no Brasil

Comitiva de executivos passou por São Paulo, Brasília, Bahia e Ceará

18 set 2026 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após 10 dias no Brasil, a missão empresarial italiana com mais de 100 empresas encerrou suas atividades focada em setores como transição energética e tecnologia. A iniciativa, ligada ao acordo Mercosul-UE, resultou em mais de 1.200 reuniões de negócios em quatro estados. O principal desfecho foi a criação de um grupo de trabalho permanente entre Itália e governo brasileiro, anunciado pelo chanceler Antonio Tajani para impulsionar o comércio bilateral e as exportações italianas.

Após 10 dias de encontros em São Paulo, Brasília, Bahia e Ceará, terminou a missão empresarial italiana no Brasil, que trouxe ao país mais de 100 companhias para discutir oportunidades no âmbito do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

    Organizada pela ICE, agência italiana de promoção de exportações, e pela confederação de industriais Confindustria, com apoio da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) e pela Embaixada da Itália em Brasília, a missão envolveu empresas de cinco setores estratégicos: transição energética e infraestrutura sustentável; máquinas e equipamentos industriais; farmacêutico e dispositivos médicos; tecnologias digitais; e agroalimentar.

    Como resultado concreto, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, anunciou a criação de um grupo de trabalho permanente com o governo brasileiro, com reuniões anuais dedicadas ao comércio bilateral.

    Na capital paulista, nos dias 9 e 10, a delegação participou de sessão plenária na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a presença de Tajani, do ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e dos chefes da ICE e da Confindustria, Matteo Zoppas e Emanuele Orsini, respectivamente.

    A etapa incluiu visitas à Enel Brasil, ao Cubo Itaú, ao Instituto Butantan e ao Senai, totalizando 1.260 reuniões entre empresas.

    Em Brasília, nos dias 10 e 11, a comitiva se reuniu com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de participar de mesa-redonda sobre transição energética.

    As etapas finais na Bahia e no Ceará aprofundaram oportunidades em energias renováveis e infraestrutura.

    Para a diretora do ICE no Brasil, Milena Del Grosso, a viagem confirmou a centralidade da economia de baixa emissão e a possibilidade de intensificar o intercâmbio tecnológico entre empresas italianas e brasileiras.

    Segundo a ICE, o Mercosul é uma das principais alavancas para o objetivo italiano de alcançar 700 bilhões de euros em exportações anuais na próxima década. A agência considera que a meta inicial de 14 bilhões de euros em exportações italianas para o bloco está subestimada, tendo em vista os 7,5 bilhões registrados em 2025.

    Antes do Brasil, a missão passou por Buenos Aires, na Argentina. .

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra