PUBLICIDADE

Mundo

Antes de funeral de presidente, Haiti dará posse a novo premiê

Henry, que havia sido escolhido por Moise, assumirá nesta terça

19 jul 2021 - 12h16
(atualizado às 12h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Antes do funeral do presidente do Haiti, Jovenel Moise, que será realizado no dia 23, uma mudança política desejada pelo mandatário será realizada nesta terça-feira (20): a posse do médico Ariel Henry como novo primeiro-ministro.

Moise foi assassinado no dia 7 de julho; dois dias antes, tinha nomeado Ariel Henry para o cargo de premiê
Moise foi assassinado no dia 7 de julho; dois dias antes, tinha nomeado Ariel Henry para o cargo de premiê
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A troca foi confirmada pelas autoridades locais e ocorre também após o premiê interino, Claude Joseph, informar à mídia internacional que iria renunciar ao posto para colocar fim à disputa política.

Henry havia sido indicado para o lugar de Joseph em 5 de julho, dois dias antes de Moise ser assassinado. No entanto, com a morte do mandatário, a mudança foi suspensa e o atual premiê permaneceu na função.

Conforme uma entrevista para o "The Washington Post" nesta segunda-feira (19), porém, Joseph informou que ele e Henry se reuniram ao longo da última semana e decidiram efetuar a troca "pelo bem da nação" nesse momento difícil.

Moise foi assassinado dentro da residência oficial da Presidência no dia 7 de julho e, até agora, cerca de 30 pessoas foram presas por ligação com o crime. Também alvo da ação, a primeira-dama, Martine, sobreviveu e, após passar por cirurgias nos Estados Unidos, retornou ao Haiti neste domingo (18) sob escolta pesada e usando um colete à prova de balas.

A maioria dos detidos é de mercenários colombianos que teriam sido contratados para sequestrar o presidente. No entanto, por algum motivo ainda desconhecido, foi dada a ordem para matar Moise. Joseph, inclusive, foi citado pela mídia colombiana como um dos autores do plano de execução, mas a informação foi negada pela polícia haitiana. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade