Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Antes da reunião do G20, Dilma se encontra com emir do Catar

Líderes discutirão as relações internacionais dos dois países e o comércio bilateral

10 nov 2014 - 21h29
(atualizado às 21h30)
Compartilhar
Exibir comentários
La reelecta mandataria de Brasil, Dilma Rousseff, en Brasilia, jun 15 2014. Un rápido apretón del cinturón y luego vuelta a los negocios de siempre.
Esa parece ser la estrategia para los próximos meses de la recién reelecta presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, que está intentando recuperar la confianza de la comunidad empresarial sin sacrificar su agenda de reducción de la pobreza y de asegurar una fuerte presencia del Estado en la economía.
La reelecta mandataria de Brasil, Dilma Rousseff, en Brasilia, jun 15 2014. Un rápido apretón del cinturón y luego vuelta a los negocios de siempre. Esa parece ser la estrategia para los próximos meses de la recién reelecta presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, que está intentando recuperar la confianza de la comunidad empresarial sin sacrificar su agenda de reducción de la pobreza y de asegurar una fuerte presencia del Estado en la economía.
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A presidenta Dilma Rousseff embarcou nesta segunda-feira, às 17h30, para compromissos no Catar e na Austrália, onde participará da Cúpula do G20. Dilma ficará toda a semana fora do país, se reunindo com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Zani, no Oriente Médio, e com líderes das maiores economias do mundo em Brisbane - terceira maior cidade australiana.

O avião da presidenta tem parada técnica prevista em Las Palmas, no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias (costa ocidental da África), para reabastecimento, chegando terça-feira a Doha. Na quarta-feira (12) pela manhã, Dilma se reunirá com o xeque Al Zani, no Palácio Real, e a conversa deve girar sobre as relações internacionais dos dois países e o comércio bilateral.

Em 2013, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou US$ 334 milhões em produtos para o Catar e importou o equivalente a  US$ 581 milhões. Entre os principais produtos brasileiros vendidos estão minérios e carne de frango. Nossas maiores importações do Catar são ureia e óleos combustíveis.

Após compromissos em Doha, que incluem visita à Fundação Catar, que promove projetos de ensino e pesquisa, Dilma parte, na tarde de quarta-feira, para a Austrália, com parada técnica para reabastecimento em Cingapura. A presidenta chegará a Brisbane na quinta-feira (13).

Embora a Cúpula do G20 ocorra no sábado (15) e domingo (16), Dilma deve participar, antes e durante o evento, de agendas paralelas. Estão previstas reuniões com a chancelar alemã, Angela Merkel, e com os chefes de Estado do Brics - grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na cúpula, líderes das 20 maiores economias mundiais devem apresentar resultados sobre discussões que vêm ocorrendo nos setores de infraestrutura, regulação financeira e troca automática de informações tributárias entre os países. Representando o Brasil, Dilma deve apresentar os investimentos feitos pelo governo federal, em parceria com o setor privado, para a melhoria dos sistemas de transportes, por meio do Programa de Investimentos em Logística.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade