PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão Turrialba tem maior erupção em quase 20 anos na Costa Rica

12 mar 2015 - 21h50
(atualizado às 21h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Turrialba, na Costa Rica, expeliu uma coluna de gás e cinzas de até um quilômetro de altura nesta quinta-feira em sua erupção mais poderosa em quase duas décadas, e as autoridades locais começaram a retirar moradores de uma área próxima.

Foto de arquivo do vulcão Turrialba, na Costa Rica, em novembro do ano passado. 01/11/2014
Foto de arquivo do vulcão Turrialba, na Costa Rica, em novembro do ano passado. 01/11/2014
Foto: Juan Carlos Ulate / Reuters

Quatro explosões ocorreram no vulcão localizado no centro da Costa Rica nesta quinta-feira, e cinzas atingiram partes da capital, San José, a cerca de 50 quilômetros de distância. É a erupção mais forte do vulcão desde 1996.

"Recomendamos a retirada de pessoas e animais de pequeno porte como precaução. A última explosão foi muito forte", disse um porta-voz do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Obsivori).

O Aeroporto Internacional Juan Santamaría, em San José, foi fechado indefinidamente. Sete voos que partiriam da cidade ficaram em terra e três que deveriam pousar no terminal foram desviados ao Panamá.

A Comissão Nacional de Emergências (CNE) decretou alerta amarelo e ordenou o fechamento das vias de acesso próximas ao vulcão, que é uma grande atração turística, e estava isolando a região num raio de quase dois quilômetros do vulcão.

O Turrialba entrou em erupção em outubro, quando também atingiu a capital com cinzas depois de expelir magma pela primeira vez desde por volta de 1863.

(Reportagem de Enrique Andres Pretel)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade