PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão chileno entra em erupção pela terceira vez

Calbuco entrou em atividade na semana passada após 42 anos adormecido

30 abr 2015 - 15h44
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Coluna de cinza surge do vulcão Calbuco, próximo da cidade de Puerto Varas, Chile, em 30 de abril
Coluna de cinza surge do vulcão Calbuco, próximo da cidade de Puerto Varas, Chile, em 30 de abril
Foto: David Cortes Serey/ Agencia Uno / AP

O vulcão Calbuco, no Chile, entrou nesta quinta-feira em erupção pela terceira vez, após as duas primeiras ocorridas na semana passada, informou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do país (Sernageomin).

As cinzas expelidas pelo vulcão, que fica na região de Los Lagos, alcançaram 2,5 quilômetros de altura e seguiam em direção a sudeste, onde ficam cidades que não haviam sido afetadas pelas erupções.

Siga o Terra Notícias no Twitter

O subsecretário de Interior, Mahmoud Aleuy, confirmou que a última erupção teve uma intensidade sísmica muito inferior às duas anteriores, principalmente se compara com a primeira, quando a coluna de cinza alcançou 17 quilômetros de altura.

"É preciso manter a tranquilidade, não nos encontramos em uma situação de perigo", afirmou Aleuy em entrevista coletiva.

O subsecretário informou que serão mantidas todas as medidas de segurança ativadas após a primeira erupção do vulcão, entre elas uma zona de exclusão de 20 quilômetros ao redor do maciço. Também será mantido o estado de exceção constitucional, que dá às Forças Armadas o controle da segurança da região afetada.

Aleuy reconheceu que um dos fatores que preocupam são as chuvas previstas para a região a partir de sábado, que podem piorar a situação da área que está recebendo a maior quantidade de cinzas e material vulcânico.

O vulcão Calbuco, situado a 1.000 quilômetros ao sul de Santiago, entrou em erupção na semana passada após 42 anos e se manteve ativo desde então.

Cinzas de vulcão Calbuco soterram carros e casas no Chile:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade