PUBLICIDADE

América Latina

Número de mortos após deslizamento na Guatemala chega a 263

10 out 2015 - 13h29
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Guatemala elevaram neste sábado (10) para 263 o número de mortos por um deslizamento de terra que praticamente destruiu um assentamento próximo à capital do país, a Cidade da Guatemala, no último dia 1º de outubro.

Deslizamento de terra praticamente destruiu um assentamento próximo à capital do país
Deslizamento de terra praticamente destruiu um assentamento próximo à capital do país
Foto: EFE

O porta-voz de um grupo de bombeiros voluntários, Julio Sánchez, indicou em declarações aos jornalistas que as atividades de resgate foram retomadas na manhã deste sábado. No total, 357 foram salvas.

A área afetada, localizada no município de Santa Catarina Pinula, foi dividida em cinco setores para facilitar o trabalho dos grupos de resgate. Vários dos desabrigados já retornaram às suas casas para buscar alguns de seus poucos pertences.

Os trabalhos de busca pelas 374 pessoas que se acredita que ainda estão desaparecidas continuarão durante o fim de semana. Porém, na próxima segunda-feira (12), será realizada uma reunião para determinar se as condições de segurança permitem a sequência da operação.

Além disso, será levada em conta a situação emocional das pessoas que trabalham no resgate, porque alguns estão "muito abalados psicologicamente".

A região onde ocorreu o deslizamento está "bastante estável" segundo as autoridades, mas ainda é necessário manter a vigilância, já que ainda há mais de cem casas em risco.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade