PUBLICIDADE

América Latina

Snowden segue para a Venezuela via Moscou, diz fonte de companhia aérea

23 jun 2013 - 11h04
(atualizado às 11h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA Edward Snowden vai voar de Moscou para Cuba na segunda-feira e, em seguida, planeja ir à Venezuela, disse uma fonte da companhia aérea russa Aeroflot, no domingo.

O South China Morning Post informou também que Snowden deixou Hong Kong para Moscou e que seu destino final poderia ser o Equador ou a Islândia. O site anti-sigilo WikiLeaks disse Snowden estava indo para uma "nação democrática" sem nome.

O vôo para Moscou levou a especulações de que Snowden poderia permanecer na Rússia, cujos líderes têm defendido figuras públicas que desafiam os governos ocidentais.

Mas o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, disse que não sabia dos planos de Snowden e o Ministério das Relações Exteriores não quis comentar de imediato sobre se ele tinha pedido asilo.

A agência de notícias estatal RIA citou uma autoridade não identificada dizendo que autoridades russas não tinham "nenhuma reclamação" contra Snowden e que não houve ordens para detê-lo.

A agência de notícias Interfax citou uma fonte não identificada como tendo dito que Snowden, aparentemente, não teria um visto que os cidadãos americanos precisam para entrar na Rússia, e que ele não poderia sair da área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade