PUBLICIDADE

América Latina

Ruptura de icebergs na Patagonia chilena provoca preocupação

Dois novos icebergs se soltaram da geleira Grey, na Patagônia chilena, nos dias 20 de fevereiro e 7 de março

12 mar 2019 - 12h41
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois novos icebergs se soltaram da geleira Grey, na Patagônia chilena, nas últimas semanas, em meio a receio de que tais rupturas estejam se tornando mais frequentes, disseram cientistas à Reuters.

Os rompimentos, que ocorreram em 20 de fevereiro e 7 de março, ocorreram após um bloco maior de gelo --do tamanho de três campos de futebol (380 metros por 350 metros--, se separar da geleira, que fica em um lago glacial no Parque Nacional Torres del Paine, no sul do Chile, em novembro de 2017.

Blocos de gelo que se romperam da geleira Grey flutuam no Parque Nacional Torres del Paine
29/11.2017
REUTERS/Stringer
Blocos de gelo que se romperam da geleira Grey flutuam no Parque Nacional Torres del Paine 29/11.2017 REUTERS/Stringer
Foto: Reuters

A ruptura mais significativa na geleira antes disso foi registrada no início dos anos 1990. Cientistas relacionam o aumento da frequência das rupturas ao aumento das temperaturas.

"Há uma frequência maior na ocorrência de rupturas no lado leste da geleira e mais dados são necessários para avaliar sua estabilidade", disse Ricardo Jana, pesquisador e membro da área de mudança climática do Instituto Antártico Chileno. (INACH)

Nos últimos dias, "a temperatura se elevou acima da média normal e chuvas intensas foram registradas em conjunto com um aumento no nível da água no lago, fatores que poderiam explicar a separação", acrescentou.

Pesquisadores de universidades da Alemanha e do Brasil, juntamente com especialistas do INACH e de outras entidades locais, estudam a geleira Grey desde 2015, sob um programa de cooperação internacional.

Em dezembro deste ano, o Chile sediará a cúpula das Nações Unidas sobre mudança climática, a COP 25.

Veja também:

A cachoeira que 'cospe fogo' nos Estados Unidos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade