PUBLICIDADE

América Latina

Rio transborda e desabriga 340 na província peruana de Cuzco

18 out 2010 - 17h26
(atualizado em 19/10/2010 às 01h53)
Compartilhar

O transbordamento de um rio na região Cuzco, no sul do Peru, deixou dezenas de casas inundadas e 340 desabrigados na província de Urubamba, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O chefe regional do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia, Zenón Huamán, detalhou à agência oficial Andina que as chuvas intensas chegaram mais cedo neste ano nas áreas altas de Cuzco e originaram o transbordamento do rio Chicón.

"Desde a semana passada chove muito nas zonas a 3,8 mil e 4 mil m sobre o nível do mar inclusive há presença de nevadas. Isto, em conjunto, seria a causa do acontecido em Urubamba", assinalou Huamán.

O Instituto Nacional de Defesa Civil informou em nota de imprensa que 340 pessoas estão desabrigadas pelas inundações, 240 na localidade de Yanacona e outras 100 em Chichubamba.

As chuvas fizeram com que o rio Chicón transbordasse neste domingo, o que afetou inúmeras casas em Urubamba, embora sem deixar mortos. Os habitantes dessa localidade se mantiveram em alerta durante toda a noite, enquanto a Polícia reportou que outras 50 casas foram afetadas em Taquina.

A televisão local mostrou imagens das principais ruas de Urubamba cobertas por água e lodo, enquanto máquinas pesadas limpavam a área.

Uma autoridade da localidade de Yanacona garantiu que as águas chegaram a alcançar um metro de altura em algumas casas.

Por causa dos alagamentos, as atividades escolares foram suspensas na região.

EFE   
Compartilhar
Publicidade