PUBLICIDADE

América Latina

Primeiro-ministro renuncia em meio à crise política no Haiti

País está imerso em período de agitação liderado pela oposição, que reivindica quase diariamente nas ruas as renúncias de Martelly e Lamothe, a quem acusam de liderar um governo corrupto

14 dez 2014 - 06h38
(atualizado às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamothe</p>
O primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamothe
Foto: Lucas Jackson / Reuters

O primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamothe, anunciou neste domingo sua renúncia, depois que o presidente, Michel Martelly, se manifestou propício a sua destituição para superar a crise política pela qual o país passa. "Deixo o cargo de primeiro-ministro com a sensação do trabalho realizado", disse ao se dirigir à nação.

Martelly declarou na sexta-feira passada que Lamothe estava pronto para renunciar em resposta a uma recomendação da Comissão Consultiva, organismo integrado por diferentes setores e criado pelo chefe de Estado.

Além da saída de Lamothe, que era chefe de Governo desde maio de 2012, a Comissão pediu na terça-feira passada a substituição do presidente do Conselho Superior do Poder Judiciário, Anel Alexis José, e dos juízes do Conselho Eleitoral Provisório.

A Comissão Consultiva também solicitou a libertação dos "presos políticos" e que os senadores haitianos sancionassem as emendas à lei eleitoral discutidas no diálogo nacional para facilitar a realização de eleições no país.

O Haiti está imerso em um período de agitação liderado pela oposição, que reivindica quase diariamente nas ruas as renúncias de Martelly e Lamothe, a quem acusam de liderar um governo corrupto, além de pedir a liberdade imediata de vários líderes opositores detidos durante protestos em outubro passado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade