PUBLICIDADE

América Latina

Peru anula perdão a ex-líder Fujimori e determina sua prisão

Fujimori, de 80 anos, tinha sido absolvido de suas condenações por abusos de direitos humanos pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski

3 out 2018 - 17h19
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Um juiz peruano anulou nesta quarta-feira um perdão presidencial concedido ao ex-líder autoritário Alberto Fujimori no ano passado e determinou que ele retorne imediatamente à prisão.

Fujimori, de 80 anos, tinha sido absolvido de suas condenações por abusos de direitos humanos pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski na véspera do Natal, três dias após Kuczynski escapar por uma pequena margem de um votação de impeachment com a ajuda de apoiadores de Fujimori.

Policiais peruanos diante da casa de Fujimori em Lima
 3/10/2018   REUTERS/Mariana Bazo
Policiais peruanos diante da casa de Fujimori em Lima 3/10/2018 REUTERS/Mariana Bazo
Foto: Reuters

Câmeras de televisões aguardavam do lado de fora da casa em Lima onde Fujimori vive desde que se tornou um homem livre, após cumprir menos da metade de uma sentença de 25 anos por comandar esquadrões da morte que massacraram civis sob seu governo de direita entre os anos de 1990 e 2000.

O advogado de Fujimori e sua filha, a líder oposicionista Keiko Fujimori, disseram que Fujimori recorrerá da decisão.

Na ocasião do perdão, citou a saúde frágil de Fujimori, dizendo que ele não queria que um ex-presidente morresse na prisão.

Fujimori implementou um forte ajuste fiscal para combater a inflação no Peru
Fujimori implementou um forte ajuste fiscal para combater a inflação no Peru
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Mas o perdão foi amplamente visto como parte de um acordo político, e familiares de vítimas executadas pelos esquadrões da morte argumentaram que ele havia sido concedido ilegalmente.

"Isso reestabelece o direito de justiça dos familiares das vítimas", disse Carlos Rivera, advogado de familiares das vítimas.

Kuczynski, que completou 80 anos na quarta-feira, renunciou devido a um escândalo de corrupção em março e agora está sendo investigado por promotores públicos em conexão com o perdão de Fujimori.

Pedro Pablo Kuczynski
Pedro Pablo Kuczynski
Foto: DW / Deutsche Welle

Alejandro Aguinaga, médico de Fujimori, disse à televisão local Canal N que Fujimori estava em casa, mas não podia se mover em função de um problema cardíaco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade