PUBLICIDADE

América Latina

Nível do rio Paraguai sobe e chega a 7,15 metros em Assunção

Segundo o Ministério da Saúde, dos 68 bairros de Assunção, a cidade mais afetada pelas inundações, 17 estão comprometidos pela cheia

30 jun 2014 - 14h34
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Famílias foram transferidas para dois quartéis e um presídio militar </p>
Famílias foram transferidas para dois quartéis e um presídio militar
Foto: Reuters

O Rio Paraguai subiu mais cinco centímetros nesta segunda-feira, chegando ao nível de 7,15 metros no porto de Assunção, o que conduziu o volume das águas ao interior da cidade depois de inundar completamente os bairros baixos da ribeira.

Depois das precipitações torrenciais registradas até sábado, o dia de hoje voltou a amanhecer sem chuva, enquanto a previsão indica um aumento das temperaturas e a possibilidade de "chuviscos" até o final da semana.

Segundo o relatório da direção de Meteorologia e Hidrologia divulgado hoje, o nível do Rio Paraguai chegou aos 7,15 metros na capital, o que forçou o deslocamento de cerca de 75,8 mil pessoas na capital, informou o Município de Assunção.

Em nível nacional há 300 mil deslocados pelas cheias do Paraguai e, em menor medida, do Paraná, incluindo 180 mil menores de idade, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo o Ministério da Saúde, dos 68 bairros de Assunção, a cidade mais afetada pelas inundações, 17 estão comprometidos pela cheia.

A maioria dos bairros afetados se encontra nas zonas baixas da ribeira, onde as famílias foram transferidas para dois quartéis e um presídio militar ou divididos em 91 novos assentamentos que eles mesmos construíram com lonas, chapas e madeiras em ruas e praças.

A direção de Meteorologia e Hidrologia informou que o nível do Rio Paraguai tente a abaixar nos próximos meses, mas que voltaria a subir no final de ano, durante a época de chuvas, onde as precipitações costumam ser mais intensas que o normal devido à provável influência do fenômeno de "El Niño".

O "El Niño" consiste em um aumento periódico da temperatura média na superfície do oceano na zona central e oriental do Pacífico tropical, o que acaba afetando o clima mundial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade