PUBLICIDADE

América Latina

México: cartel controla cidade onde 72 corpos foram achados

25 ago 2010 - 20h18
(atualizado às 20h51)
Compartilhar

A cidade mexicana de San Fernando, onde foram encontrados 72 corpos em uma fazenda, incluindo o de quatro brasileiros, é controlada pelo cartel de Los Zetas, apontado como o autor do massacre.

"Hoje há muitos caminhões e veículos do Exército mas em tempos normais" quem controla San Fernando são Los Zetas, revela um habitante local, em referência ao grupo fundado por ex-soldados de elite recrutados pelo narcotráfico, que não ocultam sua presença.

Na região de San Fernando, Los Zetas têm seus próprios postos de controle nas estradas, onde fiscalizam o trânsito de veículos e de pessoas, especialmente de membros da imprensa.

Um jornalista da AFP que visitou a região no final de junho passado, após a morte de um candidato ao governo do Estado de Tamaulipas, confirmou que a cidade vive sob o controle dos Zetas.

"Passei por San Fernando de carro e assim que cheguei à praça central apareceu um enorme 4x4 e um de seus ocupantes bateu no meu vidro com o cano de um fuzil. Não tinha mais que 22 ou 23 anos, carregava uma pistola e granadas nos bolsos do casaco tipo militar e exigiu que saísse do carro e mostrasse meus documentos".

"Fomos para um ponto mais adiante, onde não éramos mais vistos da praça mostrei meu passaporte, minha identificação da AFP e fui questionado sobre se era policial. Repeti que era jornalista e ele entregou meus papéis para um companheiro dizendo: 'toma, você é que sabe ler'".

Em seguida me explicaram: "Não temos nada contra os civis, mas queremos saber quem entra na nossa cidade. Você sabe quem somos? Somos os da letra".

"Então me mostraram sua identidade: "uma pesada medalha, aparentemente de ouro, com um mapa do México atravessado por um Z vermelho".

"Perguntei se tinham matado o candidato ao governo e me responderam: 'não, era nosso amigo, ele foi morto por nossos inimigos, com os quais estamos em guerra'".

"Recebi meus documentos de volta e me desejaram boa viagem, além da recomendação de colocar um papel com a palavra 'imprensa' no para-brisa", contou o jornalista da AFP.

Los Zetas são liderados por militares de elite que desertaram na década de 90 para trabalhar com o Cartel do Golfo, mas que se tornaram um grupo independente e adversário de seus antigos aliados, que agem na mesma região.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade