PUBLICIDADE

América Latina

Farc libertam soldado capturado durante ataque na Colômbia

26 dez 2014 - 21h14
Compartilhar

Rebeldes das Farc libertaram um soldado capturado durante um ataque a uma patrulha militar na semana passada, no qual outros cinco soldados foram mortos, anunciou o grupo nesta sexta-feira.

O soldado foi capturado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia enquanto patrulhava uma estrada na província sudoeste de Cauca logo após um bombardeio do grupo ao local.

"O soldado Carlos Becerra Ojeda foi libertado hoje pelos guerrilheiros da coluna Jacobo Arenas, das Farc. Isto ocorreu em uma zona rural do município de Jambaló (Cauca)", disse o grupo em um comunicado

Ele foi libertado a uma delegação composta por membros da Cruz Vermelha Internacional e por representantes dos governos da Colômbia, de Cuba e da Noruega. Cuba e Noruega são intermediários de negociações de paz entre os rebeldes e o governo colombiano, que estão em andamento desde o final de 2012.

"Esperamos que esta libertação demonstre a decisão irreversível de acabar com o conflito e que este tipo de acontecimento não volte a ocorrer", escreveu o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, no Twitter.

As Farc começaram um cessar-fogo pré-anunciado à meia-noite de sexta-feira, horas depois do ataque a Cauca. O grupo suspendeu o combate temporariamente durante o período de Natal nos últimos anos, mas desta vez anunciou que o cessar-fogo seria indefinido.

O cessar-fogo está condicionado à confirmação por uma entidade internacional imparcial, e vai acabar se as Farc forem atacadas pelas tropas do governo, disseram os rebeldes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade