PUBLICIDADE

América Latina

Argentina: ex-espião testemunhará em caso de morte de Nisman

Investigadora convocou Antonio Stiusso, agente de inteligência demitido recentemente, após checar chamadas recebidas e feitas no celular do promotor antes de sua morte

5 fev 2015 - 08h35
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Investigadores que apuram a misteriosa morte do promotor argentino Alberto Nisman chamaram Antonio Stiusso, um ex-espião, para testemunhar nesta quinta-feira em Buenos Aires, informou a agência de notícias DyN.

<p>Imagem do procurador argentino Alberto Nisman durante manifesta&ccedil;&atilde;o em Buenos Aires ap&oacute;s sua morte</p>
Imagem do procurador argentino Alberto Nisman durante manifestação em Buenos Aires após sua morte
Foto: Marcos Brindicci / Reuters

Nisman foi encontrado morto em seu apartamento, há pouco mais de duas semanas, com um ferimento de tiro na cabeça, um dia antes de testemunhar no Congresso sobre suas acusações contra a presidente Cristina Kirchner.

Segundo a denúncia de Nisman, Cristina tentou mudar de direção seu inquérito sobre um ataque a bomba em 1994 contra um centro comunitário judaico na Argentina, em que 85 pessoas foram mortas.

Ainda é incerto se Nisman cometeu suicídio ou foi assassinado. Sua morte abalou a Argentina, iniciando uma série de teorias conspiratórias.

Sobre Antonio Stiusso

O governo afirma que as acusações de Nisman e sua morte estão ligadas a uma disputa de poder na agência de inteligência argentina e a agentes que foram demitidos recentemente.

Um desses demitidos foi Antonio Stiusso, um espião sênior que ajudou Nisman com sua investigação do bombardeiro de 1994. O governo afirma que Stiusso corrompeu Nisman.

Citando fontes perto da investigação da morte, a DyN disse que a investigadora principal do caso, Viviana Fein, chamou Stiusso para testemunhar após checar chamadas recebidas e feitas no celular de Nisman antes de sua morte.

Fein não estava disponível para comentários nas primeiras horas desta quinta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade