Americanos se preparam diante de previsão de nevascas históricas que podem levar temperaturas a - 50°C
Americanos correram para os supermercados na sexta-feira (23) em preparação para uma tempestade de inverno potencialmente catastrófica que ameaça pelo menos 160 milhões de pessoas em todo o país, com risco de caos no transporte, apagões e frio perigoso.
Americanos enfrentam o risco de uma tempestade de inverno histórica com nevascas, temperaturas abaixo de -50°C, apagões e caos no transporte, levando 16 estados a declararem estado de emergência.
O sistema de tempestade massivo começaria a derrubar uma mistura de chuva congelante e neve pesada na noite de sexta-feira, 23, avançando por vários dias pelo território continental dos Estados Unidos.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para acúmulo catastrófico de gelo, com riscos de apagões prolongados, danos extensivos a árvores e condições de viagem extremamente perigosas ou intransitáveis.
Após atingir as áreas do sudoeste e centro do país, a tempestade se dirigiria para o Nordeste e o Meio-Atlântico, incluindo estados como Nova York, onde as autoridades locais pediram para a população ficar em casa e tomar precauções como proteger canos e usar aquecedores com segurança.
Mais de 2.700 voos foram cancelados, principalmente no Texas.
O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que a rede elétrica está mais preparada que na tempestade de 2021, quando falhou deixando milhões sem energia.
Risco de apagões
Apesar disso, especialistas alertaram para o risco de acúmulo de gelo, o que pode derrubar árvores e causar apagões.
Em algumas regiões, as temperaturas podem cair para abaixo de -50°F (-46,6°C), com risco de congelamento da pele em apenas minutos.
As autoridades de 16 estados e Washington DC declararam estado de emergência e abriram abrigos de aquecimento.
Com AFP