Agressão a funcionário público de 19 anos motivou intervenção de Trump em Washington; entenda
Edward Coristine ficou ferido após impedir um roubo de carro, segundo o presidente norte-americano
Donald Trump ordenou intervenção federal em Washington D.C. após a agressão a um funcionário público durante tentativa de roubo, destacando o aumento da criminalidade na região e mobilizando tropas da Guarda Nacional.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou intervenção federal em Washington D.C. dias após um funcionário público do Departamento de Eficiência que foi liderado por Elon Musk (DOGE) ter sido agredido durante uma tentativa de assalto na capital norte-americana. Enquanto justificava a ordem, o republicano citou o caso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Um ex-membro da equipe do DOGE foi espancado por um grupo de bandidos itinerantes após ele defender uma jovem em uma tentativa de roubo de carro e saiu com um nariz quebrado e uma concussão. Não acredito que ele esteja vivo. Ele não acredita”, disse Trump durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 11. Na ocasião, o presidente norte-americano chegou a usar dados errados para dizer que Brasília é uma das capitais "mais violentas" do mundo.
Segundo a emissora de TV norte-americana NBC, o funcionário em questão é Edward Coristine, conhecido como Big Balls (gíria que significa valentão). O jovem de 19 anos estava acompanhado da namorada quando foi abordado por criminosos na madrugada de 3 de agosto. Ao tentar impedir o crime, ele ficou gravemente ferido.
O boletim médico afirma que os policiais viram cerca de 10 menores cercarem o carro e agredirem Coristine. Cerca de oito criminosos foram presos em flagrante e os outros dois fugiram.
Na última terça-feira, 6, Trump chegou a ameaçar a intervenção em uma publicação em sua rede social, a Truth Social. Na ocasião, o presidente compartilhou uma foto do rapaz ferido e afirmou que a criminalidade na cidade estava “totalmente fora de controle”.
“Jovens locais e membros de gangues, alguns com apenas 14, 15 e 16 anos, estão atacando, assaltando, mutilando e atirando aleatoriamente em cidadãos inocentes, ao mesmo tempo em que sabem que serão libertados quase imediatamente. Se DC não agir rapidamente, não teremos escolha a não ser tomar o controle federal da cidade, administrar essa cidade como ela deve ser administrada e avisar os criminosos de que eles não vão mais escapar impunes”, escreveu Trump.
Musk também se pronunciou sobre o caso. O bilionário publicou uma captura de tela do post de Trump e reforçou o apelo para que o governo federal assumisse o controle de Washington, D.C.
Tropas chegam em Washington
Tropas da Guarda Nacional começaram a chegar a Washington na manhã desta terça-feira, 12, para cumprir a ordem de Donald Trump. O Exército disponibilizou cerca de 800 soldados para o serviço na cidade.
Embora o presidente tenha dito que a mobilização terminaria quando ele determinasse que as “condições de lei e ordem foram restauradas no Distrito de Columbia”, os militares foram notificados de que ficariam até 25 de setembro, segundo informações da NBC.
-1iaxoe085gbw7.jpg)