PUBLICIDADE

África

Nigéria: islamitas sequestram mais de 100 meninas de escola

Sequestro ocorreu na noite de segunda-feira no nordeste do país

15 abr 2014 - 12h06
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Crianças se reúnem para café da manhã em uma escola primária que serve como centro de refugiados, na Nigéria</p>
Crianças se reúnem para café da manhã em uma escola primária que serve como centro de refugiados, na Nigéria
Foto: Reuters

Mais de 100 meninas foram sequestradas de uma escola de ensino secundário, no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, por islamitas do grupo Boko Haram, indicou uma fonte da segurança à AFP.

Questionado sobre uma informação publicada pela imprensa local, segundo a qual 200 meninas teriam sido sequestradas na segunda-feira por islamitas em um colégio de Chibok, esta fonte, que pediu anonimato, responder "que o número não é de 200, mas de mais de 100".

A mesma informação foi divulgada pela agência EFE, citando uma autoridade local. "Inúmeras jovens foram sequestradas por homens armados que atacaram a escola a bordo de um comboio de veículos", declarou à EFE Emmanuel Sam, da secretaria de Educação da cidade de Chibok, no estado de Borno, onde ocorreu o ataque na noite de segunda-feira.

Outro residente afirmou que homens armados chegaram em caminhões e motocicletas, mas não sabe dizer quantas alunas foram sequestradas.

Os homens chegaram "em caminhões e motos e foram para a escola", segundo Salisu Ibrahim, um morador do local, em declarações que coincidem com as de outras pessoas no local.

Houve troca de tiros com soldados no local, mas os islamitas venceram a resistência dos militares e entraram na escola pública feminina de Chibok, segundo Emmanuel Sam, responsável pela educação nessa localidade.

As forças de segurança conseguiram "seguir a rota do caminhão" que levou as jovens e encontraram o veículo "danificado entre arbustos", disse a fonte de segurança.

O estado de Borno, reduto histórico do Boko Haram, onde o grupo foi fundado, há mais de dez anos, é uma região pouco desenvolvida, com estradas em mau estado de conservação.

Em um ataque anterior neste ano no estado de Borno, homens do Boko Haram cercaram uma escola de mulheres, tiraram todas as alunas e ordenaram que elas retornassem imediatamente aos seus povoados.

Em fevereiro, insurgentes jogaram explosivos dentro do alojamento de uma escola de Buni Yadi, no estado de Yobe - vizinho ao estado de Borno - durante a noite, antes de matar 43 alunos que dormiam, com armas brancas e de fogo.

Em setembro de 2012, pelo menos 40 alunos morreram em um colégio de ensino agrícola na cidade de Gujba, no mesmo estado de Yobe. Militantes do Boko Haram dispararam nos dormitórios durante a noite.

Os atos de violência do Boko Haram afetaram o sistema educacional no estado de Borno, onde várias escolas precisaram ser fechadas.

Mas nenhum sequestro de estudantes havia sido registrado antes na região.

Com informações da Reuters, AFP e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade