PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Presidente sul-africano pede que país prepare aniversário de Mandela

Em novo comunicado, Jacob Zuma disse que estado de saúde de Madiba segue crítico, mas estável

1 jul 2013 - 12h41
(atualizado em 4/7/2013 às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com balões, cidadãos rezam nas proximidades do hospital onde Mandela está internado em estado crítico</p>
Com balões, cidadãos rezam nas proximidades do hospital onde Mandela está internado em estado crítico
Foto: AP

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela segue em estado crítico, mas estável, informou nesta segunda-feira o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. O chefe de Estado também pediu que os sul-africanos comecem os preparativos para o aniversário de 95 anos de Madiba, no próximo dia 18 de julho, o "Mandela Day". 

"Nós lembramos a todos os sul-africanos que comecem a planejar o aniversário de Madiba, em 18 de julho. Nós precisamos estar preparados para fazer algo de bom para a humanidade neste dia, em um tributo ao nosso antigo presidente", disse Zuma, por meio de um comunicado divulgado pela presidência sul-africana.

Em cada 18 de julho, os sul-africanos costumam realizar 67 minutos de trabalho comunitário em homenagem aos 67 anos que Mandela passou lutando contra o regime racista do apartheid. Além disso, Zuma agradeceu a todos os sul-africanos por "terem presente em seus pensamentos e orações" o ex-presidente, que completou oito dias internado.

Nelson Mandela foi hospitalizado em 8 de junho por uma recaída de uma infecção pulmonar. O estado de Madiba passou de grave para crítico em 23 de junho. O ex-mandatário foi hospitalizado por quatro ocasiões desde dezembro do ano passado. Mandela contraiu problemas respiratórios durante os 27 anos que passou detido nas prisões do apartheid.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade