PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Mandela conseguiu mais do que qualquer homem, diz Obama

Presidente norte-americano disse que se inspirou em Nelson Mandela

5 dez 2013 - 20h33
(atualizado em 6/12/2013 às 01h04)
Compartilhar
Exibir comentários
 O presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou a morte do sul-africano
O presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou a morte do sul-africano
Foto: Reuters

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um discurso lamentando profundamente a morte do líder e ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que faleceu nesta quinta-feira. 

Com a voz embargada, Obama disse que o mundo perdeu um dos seres humanos mais influentes, corajosos e extremamente bondoso. Ele ordenou que as bandeiras americanas na Casa Branca e em outros edifícios públicos sejam hasteadas a meio mastro até o anoitecer da próxima segunda-feira

"Nelson Mandela conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem. Hoje, ele foi para casa", disse Obama.

Obama: não conseguiria imaginar minha vida sem exemplo de Mandela:

O presidente norte-americano também destacou que se inspirou politicamente em Nelson Mandela.

"Minha primeira atividade política foi em um protesto contra o Apartheid, onde estudei muito a luta de Mandela".

Em junho deste ano, o presidente norte-americano esteve na África do Sul e visitou a prisão onde Nelson Mandela ficou preso dos 18 aos 27 anos. Obama também se reuniu com a família de Nelson Mandela,  na sede da fundação do ex-presidente sul-africano em Johannesburgo.

Na mesma viagem, Obama se reuniu com jovens africanos e incentivou a juventude africana a se inspirar na vida de Nelson Mandela para superar as dificuldades da vida. "Pensem em 27 anos de prisão. Pensem nos sofrimentos, nos conflitos e na distância da família e dos amigos", afirmou Obama, referindo-se aos anos que Mandela passou preso.

No discurso desta quinta-feira, o presidente americano voltou a lembrar a luta de Mandela.

"Com sua valente dignidade e sua incansável disposição para sacrificar sua própria liberdade pela liberdade dos outros, Mandela transformou a África do Sul e comoveu a todos", disse Obama na Casa Branca.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade