0

Foto de Mandela morto que circula na internet pode ser falsa

Trata-se de um primeiro plano de um rosto parecido com o líder com os olhos fechados. O plano é tão fechado que não se pode ver nada ao redor

12 dez 2013
13h09
atualizado às 16h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
<p>Suposta imagem de Mandela morto que circula nas redes sociais</p>
Suposta imagem de Mandela morto que circula nas redes sociais
Foto: AFP

A suposta foto de Nelson Mandela em seu leito de morte, que está circulando pela internet, talvez seja falsa, pois é parecida com uma imagem registrada por um fotógrafo da AFP em 1991.

Desde quarta-feira, o corpo do Prêmio Nobel da Paz se encontra exposto em um caixão semiaberto na sede da presidência em Pretória, onde milhares de pessoas estão se despedindo de seu herói. Mas os celulares e as câmeras estão proibidas e soldados vigiam de perto para impedir que alguma pessoa resolva registrar a imagem do falecido.

No entanto, uma imagem sem identificação está circulando online como "uma foto roubada do corpo de Mandela". Trata-se de um primeiro plano de um rosto parecido com o líder anti-apartheid com os olhos fechados. O plano é tão fechado que não se pode ver nada ao redor. Também parece ser uma captura de tela, já que é possível observar um cursor no meio do rosto.

Imagem de Mandela feita em 1991 pelo fotógrafo Trevor Samson
Imagem de Mandela feita em 1991 pelo fotógrafo Trevor Samson
Foto: AFP

Parece pouco provável que a foto tenha sido tirada na sede da presidência, já que o corpo se encontra no alto e as pessoas que desfilam por ele só conseguem ver o perfil do falecido. Além disso, a foto parece ser uma imagem, levemente retocada, que foi registrada em 1991 por um fotógrafo da AFP durante a primeira assembleia do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido da luta anti-apartheid um pouco depois de ser declarado legal.

Seja como for, o governo pediu ao público que ignore a foto que circula pela internet, pois, segundo o desejo da família, não será divulgada qualquer imagem dos restos mortais de Mandela.

Mandela morre aos 95 anos
Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul- africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programaçã ;o do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson- mandela/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson- mandela/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Veja também:

Bolsonaro viraliza com uso e defesa polêmica da hidroxicloroquina
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade