PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Dilma decreta luto de sete dias pela morte de Mandela

6 dez 2013 - 12h08
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dia após a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de sete dias. O decreto será publicado ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União, passa a valer imediatamente e é válido em todo o território nacional.

A presidente brasileira participará do velório de Mandela na semana que vem. Segundo assessores, ela deve embarcar no próximo dia 13 para chegar no dia 14. O cerimonial do governo sul-africano já havia informado às chancelarias que aguardaria os chefes de Estado para velório do ex-líder nosábado da semana posterior ao falecimento. 

O comunicado com esse protocolo foi divulgado há meses, quando Mandela já estava com estado de saúde comprometido. A diplomacia brasileira no momento tenta confirmar com as autoridades sul-africanas se oprocedimento será mantido – a expectativa é a de que sim. 

O sepultamento está marcado para o dia 15, no vilarejo de Qunu, onde Mandela nasceu. De acordo com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, em rede de televisão, o próximo domingo (8) será reservado às orações. No dia 10, o corpo será levado ao estádio Soccer City, em Johannesburgo. Entre os dias 11 e 13 , o corpo será velado na residência oficial do presidente da África do Sul, na cidade de Pretória.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade