PUBLICIDADE

Cortejo fúnebre de Mandela atravessará Pretória durante três dias

7 dez 2013 08h43
| atualizado às 08h49
ver comentários
Publicidade
<p>Sede da missão diplomática sul-africana em Londres recebeu homenagens a Mandela</p>
Sede da missão diplomática sul-africana em Londres recebeu homenagens a Mandela
Foto: AP

Os restos mortais do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, ícone da luta contra o apartheid, serão levados em procissão por Pretória na quarta, quinta e sexta-feira, informou neste sábado uma fonte oficial.

"Todas as manhãs, quando os restos mortais deixarem o necrotério para serem expostos, seu transporte será feito em público", anunciou o serviço de informação do governo (GCIS).

"Encorajamos (o público) a ficar nas calçadas quando o corpo passar pelas ruas de Pretória" em seu caminho em direção à sede do governo, indicou Neo Momodu, diretor do GCIS.

Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

Nelson Mandela morre aos 95 anos; mundo se despede do líder

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Publicidade
Publicidade