PUBLICIDADE

Nelson Mandela

África do Sul dedica neste domingo dia de oração em memória de Mandela

8 dez 2013 - 07h06
(atualizado às 07h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Com atos religiosos em todo o país, a África do Sul celebra hoje o Dia Nacional de Oração e Reflexão para honrar o falecido ex-presidente Nelson Mandela.

Igrejas, sinagogas, mesquitas e templos de outros religiões recebem fiéis para lembrar Mandela, cuja luta contra o regime racista do "apartheid" enviou ao mundo uma mensagem de reconciliação e paz que se sobrepõe a toda raça e religião.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pediu no sábado a seus compatriotas que apoiem maciçamente o Dia Nacional de Oração e Reflexão declarado para lembrar o ex-líder.

"Enquanto estamos de luto, deveríamos cantar também alto com nossas vozes, dançar e fazer o que queiramos para celebrar a vida deste revolucionário excepcional que manteve o espírito da liberdade vivo e nos conduziu a uma nova sociedade", disse Zuma.

"Como sul-africanos cantamos quando somos felizes e também cantamos quando estamos tristes para nos sentir melhor", acrescentou.

O dia de oração marca o começo de uma agitada semana de atos que culminará com o funeral de Estado por Madiba no dia 15 na cidade de Qunu (sudeste do país), onde ele passou sua infância.

Espera-se que vários líderes mundiais participem dos atos fúnebres de Mandela, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade