PUBLICIDADE

África

Explosão da Nigéria foi causada por homem-bomba

Suspeita-se que o grupo terrorista Boko Haram tenha sido o responsável

10 nov 2014 - 13h45
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O boko Haram atua desde 2009 para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria</p>
O boko Haram atua desde 2009 para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria
Foto: AP

A explosão que matou, nesta segunda-feira, pelo menos 48 pessoas, na maioria adolescentes, e feriu outras 79, numa escola pública masculina da cidade de Postikum, no estado de Yobe, nordeste da Nigéria, foi causada pela autodetonação de um homem-bomba.

Segundo um professor, sobrevivente do atentado, o autor do atentado suicida estava vestido com o uniforme do colégio secundário. A explosão aconteceu quando os alunos estavam reunidos pela manhã para ouvir o diretor antes do início das aulas.

"Os estudantes estavam concentrados para a reunião da manhã quando algo explodiu no meio deles, exatamente às 7h50 [hora local]", declarou o professor, que preferiu permanecer anônimo.

Foi um dos piores atentados a uma escola da região, que segue o chamado currículo ocidental. Suspeita-se que o Boko Haram tenha sido o responsável.

O grupo terrorista islâmico Boko Haram (em língua hauçá: "a educação ocidental é pecado"), já realizou numerosos ataques contra escolas. Em fevereiro deste ano, homens armados abriram fogo e lançaram explosivos no dormitório de um internato em Buni Yadi, também no estado de Yobe, matando pelo menos 40 adolescentes.

Yobe é um dos três estados do norte da Nigéria sob lei marcial há um ano e meio, devido à insurreição sangrenta do Boko Haram, que resultou em mais de 10 mil mortes nos últimos cinco anos. O grupo terrorista atua desde 2009 para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, em oposição ao sul, de maioria cristã.

Foto: Arte Terra

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade