2 eventos ao vivo

Ataque terrorista mata ao menos 30 na capital da Somália

14 out 2017
14h03
  • separator
  • 14
  • comentários

Um ataque com caminhão-bomba matou pelo menos 30 pessoas no centro de Mogadíscio, capital da Somália, neste sábado (20).

Homens deixam local da explosão na Somália
Homens deixam local da explosão na Somália
Foto: Reuters

A explosão ocorreu em uma rua bastante movimentada da metrópole, que tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Segundo o capitão Mohamed Hussein, o veículo foi detonado quando estava para ser inspecionado pela polícia. O objetivo inicial seria atingir um hotel.

O atentado ocorreu dois dias depois de um encontro em Mogadíscio entre o presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed Farmajo, e expoentes do comando dos Estados Unidos na África. Além disso, também dois dias atrás, o governo perdeu dois membros de seu alto escalão, o ministro da Defesa Abdirashid Abdullahi Mohamed e o chefe das Forças Armadas Ahmed Jimale.

Nos últimos meses, o grupo fundamentalista islâmico Al Shabab aumentou seus ataques contra bases militares no centro e no sul da Somália, mas o atentado deste sábado ainda não foi reivindicado.

O país é um dos mais vulneráveis do mundo por causa da pobreza disseminada, da atuação de milícias terroristas e da instabilidade política. Em março passado, o governo somali chegou a declarar estado de calamidade nacional por causa da fome.

Grupo carrega corpo de vítima de ataque na Somália
Grupo carrega corpo de vítima de ataque na Somália
Foto: Reuters

Veja também

 

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 14
  • comentários
publicidade