PUBLICIDADE

Moro apresenta nesta segunda projeto da Lei Anticrime

Proposta traz medidas para o combate de crimes contra corrupção, crime organizado e crime violento e deverá ser encaminhado ao Congresso

3 fev 2019 - 12h58
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresenta nesta segunda, 4, a governadores e secretários de segurança pública o projeto de Lei Anticrime. A proposta traz medidas para o combate de crimes como corrupção, crime organizado e crime violento e deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias.

"Na nossa concepção, esses três problemas caminham juntos", disse o ministro, em vídeo divulgado em redes sociais. Moro definiu o projeto como "simples, mas robusto, com medidas bastante objetivas. É um projeto que interessa a todo o Brasil e a toda sociedade."

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro
O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro
Foto: Adriano Machado / Reuters

"O crime organizado alimenta a corrupção, que alimenta o crime violento", disse Moro. "Boa parte dos homicídios estão relacionados à disputa por tráfico de drogas ou dívida de drogas. Por outro lado, a corrupção esvazia os recursos públicos que são necessários para implementar políticas públicas efetivas."

Moro disse que a corrupção pode envolver empresários em esquemas de pagamentos de propina e extorsão que encarecem contratos, serviços e fornecimento de mercadorias. "A corrupção acaba tendo uma espécie de imposto obscuro", apontou.

Nos últimos anos, diz o Ministério da Justiça, o Brasil registrou queda acentuada em ranking mundial da corrupção, passando da 46ª posição, em 2001, para a 96ª, em 2017. Os dados são da ONG Transparência Internacional.

Assista ao vídeo:

Veja também

Herança fraca para 2019:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade