Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Milton Leite é eleito presidente da Câmara de São Paulo

Vereador exerceu o cargo em 2017, 2018 e concluiu a legislatura de 2020, após saída de Eduardo Tuma (PSDB)

1 jan 2021 - 18h45
(atualizado às 18h50)
Compartilhar

Por 49 a 6 votos, o vereador Milton Leite (DEM) foi eleito o presidente da Câmara Municipal de São Paulo para o ano de 2021, derrotando a vereadora Erika Hilton (PSOL). Preferência da maioria dos partidos com representação na Casa, Leite já exerceu a presidência do Legislativo paulistano em 2017, 2018 e concluiu a legislatura de 2020, depois que o então presidente Eduardo Tuma (PSDB) foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM).

Leite está na Câmara Municipal desde 1997 e já foi reeleito seis vezes desde então. Em 2020, ele teve a campanha mais cara entre todos os candidatos em São Paulo. Com um gasto de R$ 2,5 milhões, foi o segundo mais votado da cidade, perdendo apenas para o petista Eduardo Suplicy.

Vereador Milton Leite (DEM) durante eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo
Vereador Milton Leite (DEM) durante eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Paulo / Estadão

Antes da votação, Leite recebeu o apoio público de DEM, PSDB, PSB, PT, Republicanos, PL, PTB, Podemos, SD, MDB, PSL, PSC, PP e PSD. Já Erika, contou com o apoio dos seis vereadores do PSOL.

Em seguida, a vereadora Rute Costa (PSDB) foi eleita a 1ª vice-presidente da Câmara de São Paulo com 48 votos e 7 abstenções. Atílio Francisco (Republicanos) foi eleito 2º vice-presidente por 49 votos, 2 abstenções e 4 ausências. Juliana Cardoso (PT) foi eleita a 1ª secretária por 42 votos, 8 abstenções e 5 ausências. Fernando Holiday (Patriota) foi eleito 2º secretário com 41 votos, 8 abstenções e 6 ausências.

Antes da eleição da Mesa Diretora da Câmara, houve a cerimônia de posse dos 55 vereadores da 18ª Legislatura (2021-2024), do prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) e do vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra