Maestro João Carlos Martins: "Aos 85 anos, começo minha carreira como educador musical"
Uma jornada de 31 cirurgias, maestria internacional e a transformação da dor em legado social. Em entrevista ao programa Perfil Poder, ele revela seus objetivos e revisita a trajetória com muita emoção e bom humor
Em bate-papo com o apresentador José Roberto Maluf, no programa Perfil Poder, o maestro João Carlos Martins revisitou sua jornada definida por glórias nos palcos mundiais, graves provações médicas e um compromisso inabalável com o ensino musical.
João Carlos Martins: o despertar de um gênio
A trajetória de João Carlos Martins com o piano teve um início precoce aos sete anos, marcado por um evento insólito: após uma experiência espiritual vivenciada por sua mãe, o menino passou a executar obras densas de Beethoven em tempo recorde. Além disso, revela o incentivo que recebeu do pai: "Ele gostaria de ter sido pianista mas aos 10 anos ele teve uma parte da mão decepada [...] meu pai comprou um piano, talvez para realizar o sonho dele". Seu talento prodígio o colocou diante de ninguém menos que Villa-Lobos, aos 13 anos. Mais tarde, aos 18, estreou em Washington no icônico Carnegie Hall.
No entanto, o destino impôs desafios severos à sua performance. Aos 23 anos, surgiram os sinais da distonia focal, condição que compromete o controle motor das mãos. Entre lesões esportivas e um ataque violento na Bulgária, que resultou em dano cerebral e a progressão da doença, o músico passou por 31 intervenções cirúrgicas.
Apesar do prognóstico médico negativo em 2002, Martins negou-se ao silêncio e encontrou na regência um novo caminho. Hoje, ele define seu momento atual com clareza: "Minha carreira como pianista começou aos 8, como maestro aos 63 e agora aos 85 começo minha carreira como educador musical".
Perfil Poder: onde assistir?
Perfil Poder vai ao ar diariamente, às 20h, com programas inéditos aos sábados e domingos. Acesse o canal 2130 pela sua Smart TV Samsung, canal 198 da LG Channels ou o no canal CARAS TV no aplicativo SóPlay. Assista também à programação no canal oficial do YouTube, no endereço da CARAS Brasil.