PUBLICIDADE

Lula lidera 'votação espontânea', mesmo excluído pelo Ibope

No levantamento em que não são apresentados os nomes dos candidatos, ex-presidente foi citado por 22%

6 set 2018 - 16h07
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a pesquisa de intenção de voto espontâneo do Ibope. Neste caso, em que não são apresentadas as opções dos candidatos aos entrevistados, Lula é citado por 22%, mesmo excluído pelo instituto do restante da pesquisa após a rejeição de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (5), junto com o levantamento principal de intenções de voto com a apresentação dos nomes.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
16/03/2018
REUTERS/Paulo Whitaker
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 16/03/2018 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Paulo Whitaker / Reuters

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece em seguida com 17% da preferência dos eleitores que participaram do levantamento. Em terceiro, Ciro Gomes (PDT) é lembrado por 4%. Já Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) são citados por 3% cada.

Depois, aparecem ainda Fernando Haddad (PT), com 2%, João Amoêdo (Novo), 2%, Alvaro Dias (Podemos), 1%, e Henrique Meirelles (MDB), 1%. Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (Psol) e João Goulart Filho (PPL) foram citados, mas não atingiram 1%. Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não foram lembrados pelos entrevistados.

Do total da pesquisa de voto espontâneo, 19% disseram que votariam em branco ou nulo. Outros 23% não souberam responder ou preferiram não opinar. E ainda 2% citaram nomes que não estão concorrendo à presidência no pleito atual.

Impacto da exclusão de Lula

Na pesquisa anterior de voto espontâneo, realizada em 20 de agosto, 28% disseram que votariam em Lula sem ter acesso as opções para escolher candidato. Com isso, o ex-presidente "perdeu" 6 pontos percentuais neste levantamento. Bolsonaro, por sua vez, ampliou em 2% suas intenções de voto - na anterior, ele foi citado por 15%.

Confira aqui a pesquisa completa do Ibope

Veja também

Minuto Estadão - Horário Eleitoral:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade