Lula e Putin conversam sobre Venezuela e cooperação em setores estratégicos; saiba detalhes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma chamada telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta quarta-feira (14), para tratar de temas centrais da agenda internacional e bilateral. O diálogo, confirmado pelo Palácio do Planalto, marca o início das movimentações diplomáticas de alto nível entre os dois países em 2026, reforçando o papel do Brasil como mediador em questões de relevância global e regional.
De acordo com comunicados oficiais, um dos principais pontos da conversa foi a preparação para a reunião da Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira, prevista para ocorrer em fevereiro de 2026. O encontro deve focar na expansão da cooperação em setores estratégicos, como energia, tecnologia e agronegócio, áreas em que a parceria entre Brasília e Moscou tem se mostrado sólida e de mútuo interesse econômico.
Encontro de Lula com Putin
Os mandatários também debateram a invasão dos Estados Unidos à Venezuela. Os dois defenderam que a soberania e os interesses do povo venezuelano sejam garantidos, após a ação que terminou com a captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa. "Por iniciativa do lado brasileiro, ocorreu uma conversa telefônica entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente da República Federativa do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva", diz o comunicado.
Por fim, no campo multilateral, os líderes discutiram a coordenação de esforços no âmbito do Brics. Com o bloco em fase de expansão e maior peso no cenário do "Sul Global", Lula e Putin concordaram na importância de utilizar essa plataforma, além da Organização das Nações Unidas (ONU), para promover a paz e a segurança internacional. A situação política na América Latina também foi mencionada, com ambos os presidentes defendendo a preservação da soberania nacional e a busca por soluções diplomáticas que garantam a estabilidade democrática na região, especialmente em países sob acompanhamento internacional.